HOSTS FINAL - STILL00030.jpg

PRESS KIT

    INDEX

 

LOGLINE

Um retrato do Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e uma análise crítica sobre a FIFA, os megaeventos, e os seus impactos nos países sede.

 

    SINOPSE

A Copa de 2014 passou pelo Brasil levantando poeira como bola em campinho abandonado. Ela trouxe e levou com ela sonhos, ilusões, e também tristezas. Este documentário retrata tal ciclo com a perspectiva que só a passagem do tempo pode nos dar, e o faz a partir das histórias de quatro pessoas de diferentes lugares do país - os donos da casa: brasileiros e brasileiras que vivenciaram o melhor e o pior de um evento que receberam com os braços abertos. O filme também levanta importantes questões sobre o impacto de megaeventos nos países sede.

SPECS

Documentário longa metragem

Duração: 1h20min

Idiomas: Português, Inglês

Legendas: Português, Inglês

Finalizado em Abril 2021

Aspecto: 16x9 / 1:77 

Frame Rate: 23.98

Cor

 

TRAILER

 

NOTA DA 
DIRETORA

Eu nasci e cresci no Brasil e em 2013, já morando nos Estados Unidos, a pergunta que eu mais ouvi foi se eu iria para a Copa do Mundo. Eu não tinha intenção alguma de ir, e me repetia explicando o porquê. Depois de muito responder essa pergunta, resolvi fazer um vídeo falando sobre a situação do Brasil naquele momento, e sobre os impactos políticos e sociais por trás da organização do evento.

 

O vídeo acabou viralizando naquele mesmo dia, e hoje tem mais de 5 milhões de visualizações. Eu passei meses falando com grandes plataformas  para espalhar a mensagem - BBC, Al Jazeera, Channel 4 News, Der Spiegel, Le Monde, The Guardian - todos queriam entender o que estava acontecendo nas ruas do Brasil naquele momento turbulento.
 

Eu me engajei com grupos locais e movimentos populares e, depois dessa série de eventos inesperados, resolvi ir mais fundo e contar essa história através de um documentário longa-metragem, com a perspectiva que só o tempo pode oferecer. 

 

Esse filme é sobre e para aqueles que ficam depois que o mundo se vai. É um retrato do país, das suas pessoas, e um comentário sobre  a FIFA, a Copa do Mundo, e uma sociedade que se organiza e gasta bilhões em megaeventos, mas que parece não conseguir dar conta das suas necessidades sociais mais básicas e urgentes.

 

BIO E FILMOGRAFIA

Carla Dauden
Diretora e Produtora

Diretora Brasileira formada na Califórnia, Carla dirigiu curtas que foram exibidos em grandes festivais, e em 2018 foi selecionada pelo NALIP Latino Lens Incubator com seu curta-metragem "The Jump," exibido pela PBS. Ela assina também diversas peças publicitárias, incluindo a campanha “Disney Team of Heroes,” nomeada a um Emmy em 2020, e em 2021 foi convidada a participar do programa de diretores emergentes da Disney/ABC Family.

 

Filmografia:
 

2012 | “The Wash” – prêmio melhor curta (IUWC).
 

2013 | “Mr. Polman Wants to Fit In” - selecionado por festivais grandes como o Santa Barbara International Film Festival, Short Shorts Asia, Newport Beach Film Festival, Raindance Film Festival (todos qualificadores para o Oscar) 
 

2016 | “Descartados” - documentário curta – co-direção com Annie Costner, selecionado pelo Santa Barbara International Film Festival e eleito melhor filme em sua categoria pelo American Conservation FF.
 

2018 | “The Jump” – curta selecionado e financiado pela NALIP, distribuído pela PBS.

TIME

 
Migue Thumb_edited.jpg
Lau Thumb.jpg

Miguel Angel Herrera

Diretor de Fotografia

Laura Dauden

Produtora Executiva

Produtor e diretor colombiano. Depois de experiências em empresas de comunicação como a Vice e a TV Bandeirantes, Miguel fundou a produtora Shuffle Video Design, baseada em São Paulo e Bogotá. À frente da Shuffle, ele editou e dirigiu inúmeras campanhas e documentários para importantes fundações internacionais, instituições e ONGs em diversos países como Haiti, Peru, Paraguai e Brasil. Ele também tem vasta experiência com publicidade. Em 2015, Miguel recebeu o "Mofilm Mexico Awards" por dois filmes produzidos para a Ford México. Ele está sempre pessoalmente envolvolvido com as histórias e pessoas com as quais trabalha. 

Jornalista e roteirista brasileira. Ao longo dos últimos dez anos, esteve dedicada à cobertura, investigação e comunicação de causas em grandes veículos da imprensa brasileira e em organizações da sociedade civil. Possui graduação em Jornalismo e máster em Relações Internacionais e Estudos Africanos. Em 2011, Laura escreveu o primeiro livro já publicado no Brasil sobre o conflito no Saara Ocidental. Por cinco anos trabalhou como assessora de Comunicação da Conectas Direitos Humanos e desde 2018 é coordenadora de Comunicação do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa). 

Produzido e dirigido por:
Diretor de fotografia:
Câmera adicional:

Produtora:
Produtores executivos: 
Produtor Assistente:
Edição:
Cor:
Ilustração:
Animação:
Títulos:
Música:
Mix: 
Produção de música e som: 

Apresentando:

Carla Dauden
Miguel Angel Herrera
Maurício Saldanha, Carla Dauden
Forward - Images that Move
Carla Dauden, Laura Dauden, Miguel Angel Herrera
João Paulo Brito
Carla Dauden
Marco Materassi
Anelize Ceribelli
Renato Pereira
Luiz Fernando Araújo
YBMusic - Luca Raele e Mauricio Tagliari
YBMusic - Carlos Lima e Diego Techera
Paulo Calia

Ivanildo Teixeira Lopes, Marta Gomes, Matheus Esteves, Daniel Leon, Jamil Chade, Juca Kfouri, Fernanda Gentil, Miguel Poiares Maduro, Alexandre Morgado, and Argemiro Almeida.

 

PROTAGONISTAS

Matheus Esteves

Matheus é um menino de 11 anos do morro do Turano, Rio de Janeiro. Ele sonha em ser o próximo grande jogador de futebol da seleção do Brasil. Com o apoio incondicional da sua família, Matheus nutre a ilusão de assistir um jogo no Maracanã e de conhecer o seu ídolo, Neymar.

Marta Gomes

Marta é uma vendedora ambulante do FIFA Fan Fest de Fortaleza. Na sua casa, rodeada de vizinhos de toda a vida, ela sonha em aproveitar a onda de turistas da Copa do Mundo para vender sua comida e finalmente comprar o seu tão esperado carro.

Ivanildo Lopes

Ivanildo é um homem de família que foi removido da sua casa por conta de obras de infraestrutura para a Copa do Mundo. A construção de um VLT trouxe fim a sua comunidade e impactou sua família e vizinhos profundamente.

Daniel Leon

Daniel é um fã incondicional de futebol e líder da torcida Canarinho. Para Daniel, futebol é tudo, e nem a FIFA pode tirar o seu direito de amar o esporte. Daniel tem uma agência de turismo que leva fãs para jogos da Copa do Mundo. Ele sonha em ver uma sexta estrela na sua camisa oficial da seleção.

FOTOS

 

POSTER

 
TheHosts_Poster_V1-eng.jpg

NOTA DE IMPRENSA

 

Filme sobre a Copa do Mundo no Brasil estreia no Festival Internacional de Santa Bárbara
 

Documentário da diretora brasileira Carla Dauden retrata mudanças políticas e sociais provocadas pelo megaevento da Fifa a partir de quatro experiências pessoais.

São Paulo, 15 de março de 2021 - Teve Copa. Contrariando o bordão que ecoava nos protestos de rua, em 2014 os estádios brasileiros receberam o maior encontro do futebol internacional. Milhares de turistas visitaram as cidades-sede e, entre expectativa e lágrimas, o megaevento da Fifa (Federação Internacional de Futebol) passou pelo país levantando poeira como uma bola rolando em um campinho abandonado. Muito se discute hoje sobre os efeitos políticos a médio prazo das mobilizações sociais que começaram em junho de 2013 e, nos meses seguintes, incorporaram à pauta a crítica ao dispêndio associado ao campeonato. Pouco se fala sobre como esse capítulo da nossa história recente afetou as pessoas que tiveram suas vidas atravessadas por ele. 

Esse é o pano de fundo de “Os Donos da Casa”, documentário longa-metragem da jovem cineasta brasileira Carla Dauden que estreia em abril na 36a edição do Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara na categoria Justiça Social. 
 

O filme foi um dos poucos escolhidos para a mostra deste ano, que por conta da pandemia reduziu o número de selecionados de cerca de 200 para apenas 55 longas. Um dos maiores festivais de cinema dos Estados Unidos, o SBIFF é qualificador para o Oscar e atrai anualmente grandes figuras do cinema internacional - para a 36a edição já estão confirmados nomes como Bill Murray, Sacha Baron Cohen, Carey Mulligan, Zendaya e Amanda Seyfried.

Assista o trailer aqui:
 

“Os Donos da Casa” foi gravado em quatro cidades entre 2014 e 2018. Uma das pessoas que o filme acompanha é Marta Gomes, uma vendedora ambulante do Fifa Fan Fest da periferia de Fortaleza que, cercada de vizinhos de toda a vida, sonha comprar o carro vendendo baião-de-dois aos turistas. 
 

Outra trajetória retratada pela diretora é a de Ivanildo Teixeira Lopes, que foi removido de sua casa na capital cearense por conta das obras de construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos, ou “veículo levando teus sonhos”, na descrição de Ivanildo). A mudança violenta teve impactos profundos na comunidade e em sua relação com a esposa Maria Socorro Lopes e o filho Will Kevin Lopes.
 

Em um contexto completamente distinto, também somos apresentados a Daniel Leon, líder da torcida Canarinho em São Paulo. Fã incondicional de futebol, ele organiza eventos e viagens para a torcida, e ao mesmo tempo se sente dividido entre a paixão pelo esporte e a crítica à organização do evento A realização da Copa no Brasil o encheu de esperanças de vestir uma camisa da seleção com seis estrelas.

 

Por fim, somos transportados ao Rio de Janeiro, onde Matheus Esteves, um menino de onze anos, alimenta o sonho de se tornar um grande jogador. Com o apoio incondicional e afetuoso de sua família, e entre as brincadeiras com o irmão mais novo, Matheus nutre a ilusão de assistir um jogo no Maracanã e de encontrar com o ídolo Neymar. 
 

As histórias são familiares, mas ao mesmo tempo extraordinárias porque conseguem decodificar questões existenciais e políticas profundas que atravessam, de alguma maneira, a vida de grande parte dos brasileiros. Os retratos são intercalados com depoimentos de especialistas que ajudam a situar o debate político mais amplo sobre a interferência agressiva da Fifa nos países-sede. Entre os entrevistados estão os jornalistas Andrew Jennings, Fernanda Gentil, Juca Kfouri e Jamil Chade, o ex-líder do comitê de governança da Fifa Miguel Maduro e o ativista Argemiro Almeida. 
 

Carla Dauden ficou conhecida mundialmente por um vídeo publicado no YouTube em 2013 em que ela lista críticas à realização da Copa no Brasil. “No, I’m Not Going to the World Cup” teve mais de 4,4 milhões de visualizações e chamou a atenção de diversos veículos internacionais para os problemas do país e as violações de direitos humanos cometidas durante a preparação para o evento. 
 

“A repercussão inesperada do vídeo me aproximou de grupos que já estavam trabalhando sobre os impactos da Fifa nos países-sede, com os quais aprendi muito, e me senti provocada a contar essa história a partir de pontos de vista distintos do meu”, conta Dauden. “Para mim, mais do que um processo criativo, foi uma jornada pessoal de amadurecimento político, de encontrar um papel possível na documentação desse momento histórico do país e que sem dúvida nos conecta com a tragédia que vivemos hoje”, completa a diretora. 
 

“Em breve assistiremos à Copa no Qatar e, em alguma medida, completaremos este ciclo iniciado na África do Sul em que os impactos da Fifa na vida das pessoas estiveram sob maior escrutínio, para além dos escândalos de corrupção. ‘Os Donos da Casa’ se propõe a adicionar peças à fotografia, que são essas histórias e pessoas que traduzem a melhor parte do que somos e do que fomos como anfitriões.”
 

“Os Donos da Casa” foi produzido pela Forward - Imagens que Movem, produtora com sedes em São Paulo e Bogotá. A música original é assinada pela YBMusic (Luca Raele, Maurício Tagliari, e produção de Paulo Calia). As ilustrações são da artista brasileira Anelize Ceribelli, e a animação é de Renato Pereira.

O Festival Internacional de Cinema de Santa Bárbara acontece entre os dias 31 de março e 10 de abril com uma programação híbrida entre mostras online e ao vivo, em cinemas drive-in. Para mais informações sobre o filme, acesse o site: www.thehostsdoc.com.

HOSTS FINAL - STILL00047.jpg
 

CONTATOS PARA ENTREVISTA

Carla Dauden - Diretora e Produtora

carladauden@gmail.com

+1 805 331 4187

 

Miguel Angel Herrera - Diretor de Fotografia

miguel.herrera@forward-films.com

+34 692626 992

 

Laura Dauden - Produtora Executiva

laura.dauden@forward-films.com

+34 658 682 991